top of page

Você sabe o que é Capelania?



Conheça um pouco sobre Capelania

O Ministério de Capelania Hospitalar atua na prestação da assistência espiritual voluntária aos que assim desejarem, como: enfermos hospitalizados, seus familiares e profissionais da saúde. Esta assistência dá-se através de textos de conforto baseados na Palavra de Deus, sem preconceito de raça, religião ou cor da pele(1-2).

Nos registros bíblicos, junto aos que sofrem, Deus mostra-se, apresentando– se sempre como um Deus presente, que não os deixa em seu sofrimento. Um Deus que os auxilia, os fortalece, os anima para suportarem esses momentos difíceis(3).

Nas referências bíblicas de Isaías 7:14 “Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel”(4). E Mateus 1:23 “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco”(4). Encontra-se a informação de um caminho que pode levar a esperança ao paciente. É comum os agentes da capelania fazerem suas ações de cuidados pastorais em nome de Jesus Cristo, o “Emanuel”, traduzindo-se em um Deus que traz conforto, segurança e esperança(4).

Trata-se de um desafio observado desde os primórdios do Cristianismo, como observa-se em Lucas 5:31.32: “[…] não necessitam de médicos os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos”(4), e mais uma outra assertiva na carta universal de Tiago 5:14, na qual apresenta: “Está alguém doente entre vós? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele”(4). São atitudes atribuídas aos cuidadores da alma humana, para atender a uma ordenação narrada, por Lucas 10:9 afirmando “[…] curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: é chegado a vós o Reino de Deus”(4). Portanto, é possível observar que no Novo Testamento já registra-se a prática de cuidados aos enfermos com a assistência e o apoio espiritual. Contudo, a exemplo daquele tempo, a sociedade continua sendo um assunto muito complexo para muitos estudiosos da área.

A experiência do sofrimento no ser humano demonstra que é preciso aprender a conviver com a dor e a angústia neste momento da vida. Neste contexto de sofrimento e incertezas, é que desenvolve-se o trabalho de cuidados com a criatura, sendo o objeto desta pesquisa, com o foco na ação de capelania hospitalar(5). Trata-se de uma pesquisa que envolve confiança, esperança, fé e a necessidade única da presença e da ação divina na vida dos pacientes atendidos por este serviço especializados de cuidadores.

Busca-se então responder: O trabalho de apoio espiritual oferecido por capelães hospitalares realmente contribui para o restabelecimento dos pacientes hospitalizados e, principalmente para o conforto daqueles em estado terminal da doença?

Diante desta problemática e da sua consequente aceitação, desenvolve-se esta pesquisa com a finalidade de contribuir na produção do conhecimento e auxiliar na compreensão do assunto. Deus é um Deus de cura e salvação, onde nem todos os curados são salvos e nem todos os salvos serão curados.

Este estudo tem o objetivo de procurar evidenciar os benefícios para a saúde de enfermos hospitalizados, com a atuação dos capelães hospitalares, na assistência e apoio espiritual, encorajamento nos momentos de conflitos, distúrbios e dúvidas através de aconselhamento bíblico.





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page